JOÃO BATISTA XAVIER OLIVEIRA

João Batista Xavier Oliveira

João Batista Xavier Oliveira, para os amigos simplesmente Batista... possuidor do talento literário capaz de transformar letras em palavras, palavras em frases, frases  em oração, oração em sonetos, sonetos em "Poemas". Capaz de transformar..., transformar rima, rima em emoção, letra em sentimento !
Mais um presente pra todos nós, para os Alvenses, paulistas, brasileiros, ... mais um presente pra nós, humanos simplesmente !...

João Batista Xavier Oliveira Nasceu em Presidente Alves em 16 de junho de 1947, filho de Joaquim de Oliveira Filho (Sr. Nenê) e de Antonia Xavier de Oliveira (Dona Nina). Casou-se em 1977 com Maria da Graça Alves de Oliveira, com quem tem três filhos: Janaína, Fernanda e Glauber e duas netas: Camila filha de Glauber e Mariana filha de Fernanda, e três irmãos: Maria Lázara, Maria Bernadete e Luiz Roberto. Aos onze meses sofreu poliomielite (na época não havia vacina), porém, com muito empenho dos seus pais, levou uma vida normal, sem traumas. Em 1958 concluiu os estudos primários na Escola Estadual Cel. José Garcia (hoje prefeitura), e, no mesmo prédio, agora Ginásio Estadual José dos Santos, em 1965, concluiu a quarta série ginasial (primeira turma de formandos). Em 1968 formou-se técnico em contabilidade na Fundação 29 de Março, Pirajuí. Eleito vereador em 1968, porém, por motivo de mudança, assumiu o seu suplente, porquanto a partir de janeiro de 1970, assumiu vida profissional no Bradesco, Cidade de Deus. Na juventude em Presidente Alves, trabalhou de 1964 a 1967 na Exatoria Federal; de 1968 a 1969 na Coletoria Estadual, período da tarde; período da manhã, no escritório de contabilidade do Sr. Alcides Roma, porém, antes do escritório, lecionou matemática particular. Na vida profissional teve sete promoções, chegando a gerente executivo, cargo no qual aposentou-se em 1991 por motivo de saúde. Quanto à poesia, esta despertou a ele a partir de 1961, porém, ficou um longo período sem compor, pois a dedicação ao trabalho profissional ocupava muito tempo. A partir de 1998 dedico-se à poesia, fazendo parte da União Brasileira de Trovadores (UBT), ganhando inúmeros prêmios em vários estados inclusive em Portugal.

Para ler suas poesias Acesse o Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião ou deixe uma frase